Tempus Fugit


Quantos tempos tem um tempo?

Como definir o que é tempo suficiente? Ou demasiado tempo? Será que o Tempo tem tempos opostos? Serão assim tão diferentes? O tempo perdido não valorizará o tempo bem passado? Como posso dizer que não tenho Tempo? Se o Tempo está lá... e correrá, minuto a minuto, segundo a segundo, independentemente de como eu o gastar. Porque o Tempo tem o seu próprio tempo, aquela unidade imutável que tu tentas curvar, moldar, prolongar, ou até acelerar. Mas isso é pura ilusão temporal. O Tempo até te pode dar um tempo extra, mas no saldo final, ele será descontado. Porque o Tempo não te pertence... corre a teu lado, tu é que te atrasas ou afastas dele. Até podes nem seguir a linha do Tempo, deitar fora o relógio... mas cada coisa tem o seu tempo, no tempo certo. Lá por te afastares da sua medida, e não o vejas a contar, ele corre...invisível mas eficaz.

Não podes dizer que não tens Tempo. Já passou o tempo dessa desculpa.

Tu tens Tempo... Podes é dizer que o tempo que tens não é para gastar noutros tempos, ou com o Tempo de outros. Ou seja, não tens tempo para ter tempo para isso. E dizes isso, no devido tempo. Porque se falhas o Tempo... se não o dizes no tempo certo, o Tempo não perdoa, não volta para trás. E passarás o resto do teu tempo a lamentar o tempo que não tiveste para ter... Tempo.

Eterno? O Tempo não tem tempo para isso. Eternidade é um pedaço de Tempo suficientemente longo para as pessoas esquecerem o seu inicio e seu fim. É apenas um segmento de recta na linha do Tempo. De tão pequenos que somos, que o nosso tempo não tem tempo para ver os tempos maiores que os nossos. A essa impotência chamamos Eterno, para sempre... Falta-nos Tempo para ver o Tempo da Eternidade chegar ao fim.

5 minutos de Tempo.
É uma eternidade para uma célula, para uma bactéria. Tu não és uma bactéria, mas aposto que esse pequeno aglomerado de moléculas usa melhor que tu o tempo que tem disponível. Porque não tem Tempo para futilidades. Tem o seu tempo. Apenas e só. E o que fazes tu com 5 minutos? Desperdiças Tempo ou espremes tudo até não teres mais tempo? Se foi bem aproveitado, vais dizer que foi um tempo bem passado... Ou o seu contrário.

No final, quando sentires que não tens mais Tempo para nada, vais olhar para os tempos idos, para trás... e dirás se valeu a pena viver o teu Tempo.

Se tiveste Tempo para isso.





Comentários

  1. Dei o meu tempo por bem empregue e achei bom demais para não "desviar" ... upsss ...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que teve tempo para ter tempo de ler. Quanto ao devio... é apenas um desvio temporal que em nada afectará nossos tempos. Obrigado.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares