Wolverine




Quem gasta algum do seu precioso tempo por aqui, sabe que sou aficionado pelos heróis da Marvel.

Qualquer que seja o formato que os contenha - papel, televisivo ou cinematográfico -, devoro tudo o que diga respeito às personagens que mais gosto.

Devo avisar que caso não sintam empatia pela figura... não retirarão grande coisa do tempo que vão gastar hoje por aqui. Se é esse o vosso caso, não percam tempo. Até porque o texto vai ser longo.
Por outro lado, caso sintam - tal como eu - empatia, simpatia ou outra "tia" qualquer pelo personagem, devo-vos alertar que caso ainda não tenham visto o filme "Logan", não vejam o video com que decoro este obituário. Bem... vocês são grandinhos, façam como entenderem.


Wolverine - Logan,.se preferirem -, é de longe, o meu personagem preferido do universo Marvel.

Anti-herói perfeito, com o ser humano (que é) preso dentro do animal indestrutível, verdadeira máquina de matar com o condão/maldição de sobreviver a todos que se cruzam no caminho. Afectos incluídos, o que faz dele um ser amargurado, cujo único escape a tanta solidão e dor emocional, resulta na libertação descontrolada da besta animal.

É... a máquina assassina que consegue literalmente cortar em fatias quem o ameaça, vive demasiado tempo... muito para além de todos aqueles que gosta. E para isso, não há capacidade regenerativa que possa preencher o vazio. Muito menos despedaçar as memórias. Dos que matou e dos que viu morrer.

Wolverine, a besta, está cansada de batalhar por outros. O último filme - fraquinho, por sinal -, já mostrava o animal cansado de lamber feridas, em busca do abrigo, onde finalmente pudesse... descansar em paz.

Algo que se prenunciava para este filme

Confesso que hesitei se veria ou esperaria que alguém me contasse. Posteriormente escreveria - ou não - sobre o assunto. E claro, não procurei saber previamente o enredo. Até porque não era preciso... todos sentimos para onde caminhava o personagem.


Logan -o homem- passa pela maior crise existencial.
Mais que a vulgar crise de meia-idade onde vemos o que fomos desaparecer e tememos a incerteza das - inevitáveis - fragilidades futuras, Logan, cansado e com cada vez menor apego à vida, é obrigado a encontrar forças, a resistir mesmo contra a vontade do seu corpo, para que aqueles que lhe estão próximos, possam ter uma oportunidade, ou simplesmente, morrer em paz.

Há uma cena muito interessante onde Logan tem que escolher entre ajudar o "velho" protector - aka "pai" que nunca teve - , ou seguir quem lhe... subtraiu o "futuro" - aka descendência - com quem ainda não sente grande afinidade.
É uma decisão difícil... mas Logan está quebrado, sabe que ninguém deve morrer sozinho... ele não quer morrer sozinho... e opta por dar o conforto possível a quem lhe proporcionou tanta... paz e abrigo. Mas até os animais possuem instinto paternal...

Talvez falte alguma densidade emocional ao filme para quem não está familiarizado com a personagem... talvez o realizador estivesse a contar com o elo afectivo dos fãs e com suas próprias crises de meia-idade, para que não fosse necessário dar mais peso emocional. Até porque... todos sabemos o que nos espera. E para quem "conviveu" com Logan durante todos estes anos, não seria preciso muito para ficarmos.... emocionados.

NÃO É O FILME indicado para quem não conhece Wolverine. Não chegarão à essência, apenas vibrarão com a adrenalina das sequências - sim, muito violentas - de luta. Como filme de acção, valerá o bilhete e o tempo gastos.
Mas se gostam -mesmo- do personagem, se sentem empatia e acompanharam toda a sua "vida"... vale bem a pena saldar a relação.

Porque tudo tem um fim... mas nem todos conseguem o fim que merecem.

Logan... por todas as emoções, desenhadas ou sentidas na tela...


Obrigado.


Falta apenas assinalar que, quando uma pessoa encarna uma personagem durante 17 longos anos e 9 filmes... pulverizando os 6 actores DIFERENTES de Batman, os 3 do Homem-Aranha, e os 6 de... James Bond... só pode ter sido a escolha certa: Hugh Jackman. E este último filme... foi de uma entrega... animalesca. 


"So, this what it feels like." - Logan.


"Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I am still right here

What have I become
My sweetest friend?
Everyone I know goes away
In the end."

 



Comentários

Mensagens populares