o brilho que vem das sombras
Um tipo olha para um fulano destes, até pode cruzar com ele na rua 327 vezes que nunca dará pela sua existência, a não ser que colida frontalmente. E depois da acertadas culpas e desculpas, segue-se e esquece-se. Não é apelativo ao olho, e certamente não arrastaria multidões só com o seu look, com aquela fisionimia própria de quem quase pede desculpa por existir, por andar por ai. Discreto, mais um na multidão.
Ed Sheeran. Confesso que longe de mim saber quem era esta figura acenourada, pálida, com óculos de nerd dos computadores, mas com aquele olhar... de quem não apenas vê... absorve, canaliza e transforma. O olhar que sente.
"E depois? Quem é de especial?" - também perguntei o mesmo quando me deparei com este video. A sonoridade parecia-me familiar... ONE DIRECTION! Isso! Moments, dos One Direction. Pois, mais uma cover dum puto qualquer. Mas se esperarem até ao minuto 1,31... vão ficar surpresos.... ele não canta... VIVE a musica! Naaaaa.... algo aqui não bate certo... não pode ser APENAS um intérprete...
Pois não é não senhores. Este catraio é compositor. E dos bons, daqueles que produzem letras cheias de metaforas, daquelas que tens que estar atento para perceber o real significado, e que se misturam na musicalidade da emoção que pretende libertar. Artista puro! Escusado será dizer que aqui o Inquilino não descansou enquanto não revolveu as gavetas do Youtube e do Google, em busca de algo mais sobre ele.
E por mais que procurasse, não encontrei melhor que este video. Bem, havia alguns com a letra mais compostinhos, mas não mostram a pessoa, o ser humano que está por trás... Tal como olhar e ouvir os One Direction cantar isto, não e a mesma coisa... Isto é A fonte, o original, a pureza inicial. Claro que por os putos todos janotas a cantar e a encantar vende! Ó se vende! É essa a razao de não conseguir encontrar esta musica cantada pelo Ed, num videoclip aceitável. Porque não pode! Criou-a para uma namorada/o (nunca sabemos, pois nao?) e vendeu seus direitos legais aos One Direction. Os lindinhos que me perdoem, mas prefiro as emoções deste deste puto de 22 anos, ainda cheio de acne, que toda a produção e marketing dos 1D... Garantidamente.
Aos pucos foi saindo da sombra, ganhando coragem. Até teve um dueto com a Taylor Switf e em 2011 lançou um Album, para em 2012 ganhar 2 Brit Awards (melhor cantor e revelação britânica. Já este ano, uma das suas músicas foi nomeada para os Grammy Awards como Melhor Letra e Musica. Temos artista! :)
Como ser da multidão,conhece bem a sociedade que prefere as aparências ao talento e competência, sabe bem os dramas que a sociedade esconde, que não quer mostrar... E claro, fez uma campanha de recolha de fundos em Bristol para ajudar as mais carenciadas entre as "trabalhadoras do sexo". Sim, prostitutas. Porque segundo Ed Sheeran, "é fácil fazer caridade para causas populares, mas esta gente também existe, tem emoções e necessidades como qualquer um". Foram 40.000 libras. Entre outras acções de solidariedade.
Este é um belo exemplo de alguém que nas sombras já era grande, mas que não precisou de calcar ninguém para reclamar o seu lugar ao sol. E quando teve o seu foco, direccionou-o para a mesma multidão de onde veio. Porque os artistas, aqueles verdadeiros, sentem, sabem o que é estar ali...
E não conseguem fechar os olhos, virar o olhar, e esquecer. Algo tem que ser feito, algo tem que mudar...
Porque não tentar?
Comentários
Enviar um comentário